Brasileiro que é brasileiro adora um feriado. Os paulistas então, nem se falam. Adoram ficar horas e horas na Imigrantes ou na Anchieta rumo a Baixada Santista. Já virou tradição, um costume do nosso povo. Logo que saem os calendários do próximo ano, lá vamos nós vermos em quais oportunidades poderemos descansar da árdua rotina. Em 2009 serão onze, sendo que cinco cairão numa quinta ou sexta, provocando os feriadões. Tudo muito bonito no papel, mas de certa forma alarmante. Na nossa economia perderemos, a cada dia de feriado, R$ 12,9 bilhões segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Aí fica a minha reflexão: será que se nós, brasileiros, tivessemos a concepção de trabalho que tem os japoneses, comemoraríamos tanto um feriadinho qualquer? Será que voltaríamos com mais facilidade ao trabalho numa sexta, depois de um feriado? Seria perfeito do ponto de vista econômico, uma vez que produziríamos muito mais e nos tornaríamos ainda mais competitivos. No entanto, tem coisas que a economia não pode fazer. Principalmente quando se tem praias tão bonitas quanto as nossas...
Eric Rocha
3 comentários:
Segundo dados da...???
Olha, eu entendo que a cada feriado perdemos muito dinehiro, ou melhor, deixamos de ganhar muito dinheiro. Mas não somos máquinas, todo mundo repcisa descansar, aliviar as tensões, se fosse para vivermos apenas de trabalho, que fossemos então robôs, que não se cansam, não reclamam, e principalmente, não amam!
Sou a favor de feriados, não acho q tudo deva virar feriado, como muita gente gostaria, mas um ou outro dia que se una a um fim de semana e possa se transformar em uma agradavel viagem em familia ou com os amigos é extremamente bem vinda.
Viva o feriado, e viva o ser humano!
ps: concordo que o transito infinito nas principais rodovias seja um ponto negativo, ams para muitos, o descanso, os momentos de diversão são tão bons que compensam o stress do engarrafamento.
Tudo com moderação é bom!
beijo,
Cá Reis
... segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Já acertei. Havia esquecido de colocar hahaha
Talvez se tivéssemos os bons salários e condições de vida/trabalho que os japoneses têm...
curti a postagem!
Postar um comentário