terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Foras de Série (A,B,C...)

Hoje, 02 de Dezembro de 2008, faz exatamente um ano da queda do Corinthians. Há um ano, mais ou menos neste horário, Clodoaldo empatava o jogo no estádio olímpico, e o Goiás estava empatando com o Inter em goiânia. Viva! Estamos na Série A. Espere um pouco : Clodoaldo, empate, torcer contra o Goiás... Isto é Primeira divisão?



Agora, imagine: Caso o Goiás não tivesse ganhado aquele jogo com aquele penalti, será que hoje, 02 de Dezembro de 2008 o Corinthians não estaria indo para a Série B, como o Vasco está indo hoje?


Para a torcida, a dor de ver seu time rebaixado é imensa. Será um ano sem clássicos, um ano de piadinhas, um ano vendo seu time fora da elite. Para a torcida adversária, uma festa: Ver o rival se afundando, não tem preço.

Mas, tudo isso não passam de sentimentos imediatos.

Rebaixamento nos casos de Corinthians e Vasco, são inevitáveis... O que adianta estar na Série A se o Time é de Série B?
Adianta fazer a torcida sofrer a dor de um quase rebaixamento todo o ano?
Adianta continuar um planejamento e pensamento de série B, atitudes de Série B, jogadores de série B mesmo tendo uma torcida de primeira que não mereça passar um ano todo indo aos quatro cantos do país?

Não, Não adianta.

Pois bem, menos de um ano depois, o " o Coringão Voltou", "agora pra ficar" como diz a apaixonada arquibancada. Nesse tempo, ocorreram muitas mudanças no clube, que não cabe aqui enumerar pois, como Corinthiana que sou, vou ter uma imparcialidade parcial.

E o Vascão, depende de uma notável combinação de resultados para permanecer na série A. Será que vai adiantar? Não é melhor, depois da Ditadura de São Januário, cair para levantar a poeira e dar a volta por cima? Cair sim, mas se rebaixar, jamais! E, num futuro próximo, torcer pro Vasco ser Campeão, por que não?

A torcida sempre vai estar ali... Não são só apaixonados, são amantes... Como mostraram os fiéis (sim, fiéis) de Palmeiras, Grêmio, Atlético MG e tantos outros que passaram pelo calvário. O peso da camisa sempre será o mesmo, grandes clubes são grandes em qualquer lugar.

Por mais sofrimento que seja, não é errando que se aprende, é sofrendo com os erros que se pode melhorar.
Espero que a lição tenha servido, Coringão...

Larissa Quintino

2 comentários:

Imprensa Marrom e Cia disse...

A maioria dos clubes, para o bem do futebol brasileiro, conseguem aprender que, primeiro, não são insubstituíveis.

Em segundo, que apenas o nome não os sustentarão na Série A.

Quem parece que ainda não aprendeu são Atlético Mineiro e Botafogo.

Fica agora a dúvida para 2009. O Corinthians, após uma Série B extremamente fácil, será um clube mais sério do que a Era Dualib?

Heitor Mário Freddo

Imprensa Marrom e Cia disse...

Eu achei a queda do Corinthians boa para eles, puderam se organizar melhor, colocar ordem na casa...mas realmente a série B foi relativamente fácil e como o Heitor me pergunto se agora tudo não vai voltar pra como era antes.

Agora é esperar o Brasileirão 2009...

Manú Ceragioli