O ano de 2008 foi marcado pela eleição de Barack Obama, e uma crise financeira que ainda vai dar muito problema. O que podemos esperar do ano de 2009?
Obama vai deter a crise? Vai trazer a paz mundial? Hugo Chavez e Evo Morales vão continuar se rebelando contra os EUA? Rafael Corrêa vai dar outro calote no Brasil? Cristina Kirchner continuará sendo desaprovada pelos argentinos? A China vai se transformar na nova potência mundial? Oscar Niemeyer vai completar 102 anos inteirão? E Ronaldo fenômeno vai vingar no timão?
Algo certo é que completará 20 anos da queda do Muro de Berlim, o símbolo do fim do comunismo, e são poucos os países que o mantém, atualmente. A China, vista pela Caros Amigos, como futura grande potência mundial, está sentindo a crise financeira. Fábricas estão fechando, os desempregos aumentam, e o socialismo não me parece salva-los, se é que continua esta história de socialismo. Até a Coréia do Norte saiu do eixo do mal.
Os comunistas, que já foram chamados de comedores de criancinhas, não terão muito que comemorar em 2009, quem sabe em 2010 quando completará o centenário de morte do escritor Liev Tolstoi.
Bruno Furlanetti
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Seja bem vindo Bruno!
Sobre a China, que a Caros Amigos traduz como "potência futura", lembro também que a Caros Amigos coloca o governo Morales como o melhor da América Latina e diz que "o sonho de Bolívar está prestes a ser realizado".
No mínimo suspeitas essas análises.
Parabéns pela postagem e contamos sempre com você.
Heitor Mário Freddo
é necessario fazer uma pequena correção na reportagem da caros amigos,a ánalise atual mostra que a China não vive um processo "autonomo"segundo a revista Marxismo Vivo no artigo do argentino Mantin Ernandes a configuração da estrtura da economia Chinesa não é autonoma e sim dependente cujo o crescimento depende da econima mundial(em crise)pois 40% do PIB da China são de investimentos estrangeiros ou seja,ao contrario do que produz a caros amigos a economia chinesa tb será afetada pela crise.
sobre o comunismo
a leitura de que o comunismo acabou é completamente equivocada,o que vimos no inicio da década de 90 foi a quada de estados operários porém completamente burocratizados e longe do ideal comunista.
uma crise no capitalismo invariavelmente atinge as camadas mais carentes da sociedad,e e a história mostrou que são justamente essas crises que muitas vezes mobilizam centenas de milhares de trabalhadores que revindicam melhores condições de vida,é justamente neste ascenso de massas que o ideal comunista pode mais uma vez florecer,colocando uma pá de cal na falsa idéia da vitória do neoliberalismo(diga-se de passagem a própria cris prova que o capitalismo não venceu a luta)
abs
Tales M Carvalho
Não tenho muito gosto pelo Corinthians mas por Ronaldo torço demais. Foi por causa dele que comecei a torcer pro Real Madrid e por causa dele que aprendi a gostar de futebol.
Espero que o Galvão fique rouco de gritar Rooooooonaaaaaaldooo!
hahaha
Só espero que vc não tenha seguido todos os exemplos do Ronaldo.
Hahahaha.
Abraços João!
Heitor Mário Freddo
uahauha...
Eita Jão, a semi acusação do Heitor foi grave, DEFENDA-SE!
Quanto ao Bruno, excelente texto, amei, de verdade.
Continue conosco!
Quanto ao Heitor, dá pra parar de falar mal da Caros Amigos o sr. Lulista??
Beijos,
Cá Reis
Postar um comentário