sábado, 20 de dezembro de 2008

Peru de Natal

O Natal está próximo e uma leitura que não pode faltar é Peru de Natal, de Mario de Andrade. O intelectual da cultura brasileira, e criador (junto com Oswald de Andrade) do Modernismo, ficou famoso pela sua tecnica Desvairismo, que consiste em escrever tudo que passa pela cabeça sem pensar muito naquilo. Assim foi escrito Macunaima, e muitos de seus poemas. Mas o Mario autor de Peru de Natal é bem diferente, parece um de nós ao contar uma história íntima.

O conto escrito em 1964 relata a raiva de um homem por seu pai, e a desunião de uma família durante o natal. O peru é o símbolo do desejo de todos estarem juntos, e o pai, já falecido é quem une a família para comer um peru que ninguem fazia questão de comer.

O nosso maior intelectual mostra-se grandioso nos contos também. Vale a pena gastar um tempinho pra ler essa curta história, que destroi alguns preconceitos comuns em nós.

Feliz Natal a todos e um ótimo Ano Novo!!!

Bruno Furlanetti

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá esqueci de colocar meu nome, e para quem quiser ler o link é esse aqui http://www.releituras.com/marioandrade_natal.asp

Abraços

Imprensa Marrom e Cia disse...

uahauha...
Ia pergutnar agora quem tinah escrito!!

Sempre sensível, Bruno.
O conto é mesmo mto bom...

Beijos,
Cá Reis

Imprensa Marrom e Cia disse...

Lindo o texto.

Obrigado por nos apresentá-lo!

E parabens pelo seu alto nível cultural. fico feliz que esteja com a gente.

Heitor Mário Freddo