quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sempre altaneiro



Um bom setor de marketing é meio caminho andado para o sucesso. Mesmo que não tenha tanta competência, tanta organização, tanto planejamento, saber vender o seu peixe certamente o tornará o peixeiro de maior sucesso.
O exemplo mais atual vem do setor de marketing do Corinthians. Em meio ao título do rival São Paulo, que chegou a um patamar quase inatingível de títulos, organização e direção, o clube anunciou a contração do atacante Ronaldo, o astro internacional, duas vezes eleito melhor jogador do mundo e “embaixador do Brasil no mundo da bola”.
Ou seja, todo o foco do feito tricolor foi, em apenas um dia, direcionado ao Corinthians, que há pelo menos um mês era coadjuvante no noticiário.
Em 2008, considerado “o pior ano da história” para o clube, a estratégia de marketing uniu o Fiel torcedor em prol de reerguê-lo. Como? Comprando as inúmeras camisas que iam desde “Eu nunca vou te abandonar” até “Eu sou mano do Mano”. Era ao menos uma por mês, sempre com sucesso, aproveitando o sentimento do torcedor.
No próximo ano, Ronaldo será a grande atração de um Paulistão fadado a fracasso de público e boas equipes. Quanta renda o Corinthians não terá em uma partida contra o Mirassol pelo fato do ídolo mundial estar em campo?
Quantos dos “torcedores de Copa do Mundo” não passarão a torcer pelos gols do camisa 9?
Genial a sacada da diretoria corinthiana.O resultado? Em apenas um dia já foram arrecadados 50 mil reais com vendas da camisa 9.
Se não for mais o mesmo craque e goleador, pelo menos será um matador de rivais no noticiário, e um fenômeno de fazer dinheiro.

Só para lembrar: em 1966 o Corinthians contratou Garrincha.
O já decadente Anjo das Pernas Tortas teve um futebol péssimo, marcando 2 gols em 12 partidas. Mas muitas crianças arrastavam os pais para verem o Timão jogar por causa dele. Mesmo o Corinthians não ganhando nada, a torcida não parava de crescer.
É assim que se faz uma torcida Fiel. Não apenas de títulos, mas principalmente de ídolos.

Heitor Mário Freddo

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi Heitor, tudo bom?
Ahhhh que linda reportagem, meu timão sempre me orgulhando rsrs
Parabéns pelo blog, sempre entro para dar uma olhadinha nos posts novos.
Sucesso para todos.

Beijao

Lari

Francisco Valle disse...

uma pequena correçãop heitor, o ronaldo foi eleito melhor do mundo três vezes

Anônimo disse...

O Ronaldo é um dos melhores jogadores que eu vi jogar, é dificil ver ele perder um gol cara a cara com o goleiro. Só acho que os torcedores do timão vão pegar pesado nas brincadeiras...
Se ele fosse esperto, ele jogava umas dez partidas, só pra fazer uns golzinhos, marcava um jogo de despedida da seleção e se aposentava...

Imprensa Marrom e Cia disse...

Lari!!

Fiquei MUITO feliz em ver voc~e por aqui.

E dizer que seu time só te dá alegria é uma grand epiada, né?

hahaha

Obrigado por acompanhar nosso blog.

Beijos

Heitor Mário Freddo

Imprensa Marrom e Cia disse...

PS: E obrigado pela lembrança, Fran!

HMF

Israel Pinho disse...

A que ponto chega um profissional? Voltando com o rabo entre as pernas pra um time brasileiro, que por sinal não tem estádio próprio e nunca ganhou uma Libertadores [cof cof]. Eu tenho é MEDO oO

Larie disse...

O mkt do corinthians foi revigorado na série B, e agora está dando tacadas de mestre.
Pra quem foi alegre jogando contra o ceará, a estréia de Ronaldo contra o Boca vai ser fenomenal.

Meus parabéns ao MKT corinthiano.

( alegria não cabe em mim... hahaha. Ronaldo me ensinou a gostar de futebol, meu ídolo de criança, e o corinthians foi o clube que eu "escolhi" pra demonstrar essa paixão. Os 2 juntos agora? Noooossa... 2009 é realmente o ano do 9 !)

Imprensa Marrom e Cia disse...

Muita lazarentice, mas como você mesmo disse: genial.
Eles viraram os holofotes para o time em um dia..
Se eu fosse São Paulina estaria p de raiva a essa hora!!
E se fosse Corinthiana, estaria feliz e triste pelo meu time. Feliz porque ele conseguiu se reerguer, e triste por que ele teve que apelar.

Anyway...
Fenomeno é fenomeno, mesmo que seja só uma chuvinha...

Beijão

Cá Reis

Eric Rocha disse...

Ronaldo é ídolo de uma geração inteira. Quem não lembra, antes da final de 98, o frisson que havia em cima de seu nome? O marketing empregado sobre ele é monstruoso e me parece que o Corinthians está no caminho certo para fazer um bom trabalho com a sua imagem. Se vai render em campo, são outros 500. Mas que está sendo rentável, ah, isso ninguém pode negar.

Rod_Rey disse...

vida longa!

Unknown disse...

Bem...esportes e "fenõmenos",não são a minha praia...muito menos marketing...Mas eu gostaria de ressaltar que gazemos parte da "Geração telão", onde imagem, novidade, o simples aparecer e roubar a atenção, é o que manda... a arte de aparecer (arte entendida como técnica) de desfocar o colega do lado para o próprio benefício, digamos que, já é algo milenar...os gregos ja faziam isso em suas "disputácias" em praças públicas... Chamar a atenção pra si, ganhar grana com isso, e ainda por cima desfocar o real merecedor dos "loros da vitória"...não é pra qualquer um...
O coringão está de parabéns !!!! marketeiros!!!!!!

abs...


Leandro Amorim