segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Disputa acirrada!


O campeonato brasileiro de 2009 está sendo sem dúvidas o mais emocionante e equilibrado de toda a era dos pontos corridos, que começou à seis anos atrás, tendo como campeões; Cruzeiro, Santos, Corinthians, respectivamente, e o tricolor paulista sendo o campeão das três últimas edições.
E é justamente o São Paulo a equipe favorita a levar a taça pela quarta vez seguida ao estádio do Morumbi. O tricolor que começou o campeonato com o técnico Muricy Ramalho, não se deu muito bem nas primeiras rodadas, o que culminou com a demissão do experiente treinador, que já dirigia a equipe há três anos. Para o seu lugar a diretoria tricolor trouxe Ricardo Gomes, jovem treinador que no Brasil comandou times como Guarani em 2001 e Juventude em 2002 e que passou a maior parte de sua carreira dirigindo times de médio porte da França. Ricardo chegou de mansinho, no começo não foi muito bem, mas depois foi encaixando a equipe e hoje é sem dúvida um dos técnicos mais competentes do nosso país.
O Palmeiras também é um dos clubes favoritos ao título; apesar de estar derrapando nas últimas rodadas, o verdão tem um elenco muito bom, contando com jogadores como Marcos, Diego Sousa e Wágner Love. Além é claro, do treinador tri-campeão brasileiro Muricy Ramalho.
Outro equipe que vem forte nesta reta final é o Flamengo, do promissor técnico Andrade. Depois de muitos altos e baixos, o mengão acabou encontrando o caminho das vitórias, e conta com jogadores experientes em ótima fase, como Adriano e Petkovic.
Correndo por fora, estão os rivais Atlético Mineiro e Cruzeiro, que brigam mais por uma vaga na Libertadores de 2010, junto com o Internacional.
A briga pelo rebaixamento também esta acirrada; todos os quatro clubes que estão na zona de rebaixamento tem chances de escapar; Sport, Náutico, Santo André e o campeão Fluminense, que vem de uma bela vitória sobre o líder Palmeiras, e conta com a ótima fase do atacante Fred. Botafogo e Coritiba também brigam para escapar da degola.
Vale destacar também a série b do brasileiro; O tetra-campeão Vasco da Gama já garantiu vaga de forma antecipada para elite do futebol brasileiro, e deve levar o título sem maiores problemas. O glorioso Guarani Futebol Clube e o Ceará também estão perto de conquistar o acesso. Atlético Goianiense, Figueirense e Portuguesa lutam pela última vaga. Na parte de baixo os times do nordeste vivem um drama; ABC, Campinense, Fortaleza, Bahia e América de Natal lutam desesperadamente para escapar da terceira divisão.
Com certeza esta reta final dos campeonatos das séries A e B prometem muita emoção e sofrimento para o torcedor. Façam suas apostas!.
Luiz Felipe Rocha

Nenhum comentário: