quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Nem consciência, nem negra.



Hoje é feriado por quê? (pelo menos aqui em Campinas)
O que temos pra comemorar? Aniversário de alguém?
Não, é do dia da Consciência Negra... Olha só que bárbaro!!!
O País evoluiu hein! Tem até feriado em homenagem aos negros, povo sofrido que ajudou e ajuda a construir a história desse país.
20 de novembro é a data em que Zumbi dos palmares foi morto e teve sua cabeça arrancada, salgada e levada para o governador Melo e Castro.
Mas o que mudou de 1696 pra 2008?
Resposta: NADA.
A verdade é que deveria ser comemorado o dia do povo sofrido, se é que isso é digno de comemoração. Esse é o país onde não existe mais a descriminação racial que leva o negro para o açoite, mas sim a discriminação social. Foi retirado o chicote que talhava o lombo do negro, e aplicaram a fome e a desigualdade social para todos os que não são marajás.
Gente, discutir o preconceito na atual conjuntura é perda de tempo. Dizer que o país ainda é racista é fazer dilúvio com um copo d’água. Falo isso com propriedade, pois sou afro descendente e sinto as diferenças na pele. Cotas para negros, não. Se pensarmos com carinho o correto seria: COTAS PARA OS POBRES. Vamos acordar pra vida meu povo. Ser branco pobre num país igual ao nosso é a mesma coisa que ser um negro.
A diferença não está somente na cor da pele, mas sim no quanto de “oncinhas” o cidadão carrega na carteira.
É necessário que o ensino público seja de qualidade e que todos tenham oportunidades iguais. Uma pena que a palavra “público” e “oportunidade” não são associadas nesse país.
É o tempo de ter não somente a consciência negra, mas também a da dignidade, dos direitos humanos, do direito de um o pai poder passear com os seus filhos numa praça pública sem medo de levar um tiro de balada perdida. Essa é a verdadeira consciência que o povo brasileiro merece.
Reverência e respeito ao querido Zumbi dos Palmares, que lutou e perdeu literalmente a sua cabeça em prol das melhores condições ao nosso povo. Mas nunca podemos deixar de reverenciar muitos outros Zumbi’s afros e Zumbi’s brancos que continuam vivos e lutando pelo seu povo, acordando cedo todos os dias para que sua descendência tenha um futuro melhor.
E viva ZUMBI’S

Por Márcio Santos (Marron)

4 comentários:

Imprensa Marrom e Cia disse...

Amei o texto Marron!!!
Falou tudo, discriminação há me todos os lugares. E viva os ZUMBI'S da vida!

Beijão querido,

Cá Reis

Pedro B. M. Serrano disse...

Concordo que existe enorme preconceito social no nossa país e que ele deva ser combatido. Mas não concordo que o preconceito contra negros não mais exista, ou seja, que em detrimento de preconceitos "pessoais", localizados, a discriminação seja, hoje, contra toda uma classe: a pobre.

A classe pobre é absurdamente discriminada, mas a negra também. E não somente por, em muitos casos, estar inserida na classe dos pobres. Mas simplesmente por ser negra. É muito triste que isso ainda exista e, justamente por ser triste e absurdo, não podemos fechar os olhos e esquecer que o preconceito direcionado diretamente ao cidadão negro ainda é muito presente, seja em piadinhas infelizes ou até mesmo no mercado de trabalho, através da repulsa, de alguns empregadores, em contratar negros para serviços como os de garçon, etc.

Portanto, acho muito importante o feriado da consciência negra. Nele, além do respeito à história afro no Brasil, podem-se, por que não?, reunir-se todas as classes oprimidas (pobres) do Brasil, em torno da reinvindicação de seus direitos e do respeito à história negra, já que, boa parte da discriminação que estes sofrem, também é sofrida por eles.
(sou primo do Eric.)

Anônimo disse...

Infelizmente vivemos em uma sociedade onde ainda pouco se conhecesse e pouco se espera de alguém que não sabe o valor, que cada ser humando tem independente de sua cor, raça e classe social. Para isso, mudar é preciso ter atitudes para mostrar aqueles que ainda não conhecem o que é ter VALOR.
Parabéns maridão, e vamos continuar a ser esta "pessoa" que escreve e reflete sobre o verdadeiro sentido da realidade em que vivemos e transformá-la.
bjs Cinthia

Imprensa Marrom e Cia disse...

Pedro, obrigado por seu comentário. O blog está aqui para que todos possam expressar suas opiniões, mesmo que seja para discordar de alguma ideologia escrita. É democracia. Sem democracia e exposição de pensamentos uma sociedade não evolui. Parabéns pelo comentáio e continue nos prestigiando.
Abraço,
Marron