quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"Quem matou Lineu?"


Já sei, já sei, a pergunta está ultrapassada. Esta novela já acabou (faz tempo) e o assassino de Lineu Vasconcelos já foi revelado, mas assim como outra novela a substituiu, um novo “Lineu” foi selecionado e a pergunta, mesmo que modificada, permaneceu no ar.
As novelas ocupam o horário nobre da TV aberta brasileira, oferecendo ao público uma única alternativa na hora de escolher o que assistir entre 19 e 22 horas, com exceção da Globo que inicia sua alienação antes das 18 horas.
Não que as novelas sejam o estereótipo do inferno, mas suas histórias, pra lá de repetidas, pouco acrescentam na formação do cidadão e, pior, não fazem o telespectador pensar, tornando-o um ser inanimado que apenas absorve (ou não!) o que é transmitido pela telinha.
O mais perto que o espectador chega de um debate é a discussão sobre quem matou “fulano”, quem é o pai de “ciclano”, ou a amante de “beltrano”. Dessa forma o governo faz o que quer com a sociedade, já que o último capítulo da novela será mais importante do que a ausência de ambulâncias nas ruas das cidades.
Na novela da política brasileira existe de deputado ladrão à presidente viajante, e o bloco de figurantes é reservado especialmente para o povo, afinal, pensar dá trabalho, né?!
Carina Reis

Um comentário:

Anônimo disse...

realmente akela mesma ladainha de sempre, sempre a bunitinha boazinha na novela, o bonitao conquistador (womaneizer eu diria) e sempre alguem pra atrapalhar..
seguido de algum nucleo um pouco mais clichê que aborte algum tipo de violência...
meu com toda aquela equipe de escritores, diretores, produtores eles nao conseguem criar nada um pouco mais moderno ou novo...
ok , mas nao precisa ser tao moderno como o povo da record com aqueles mutantes que esta mais pra comédia do que ficcao!
bom e nao podemos dizer que eles repetem sempre a mesma coisa por causa de falta de verba ou de salário que nao os deixam empolgados com o trabalho...
vai la entender o porque... deve ser pq em time que se ganha nao se mexe né? sempre terão público pra assistir esse tipo de trama..
no meu caso eu nao sei o que é assistir um capitulo de novela seja da globo ou de qualquer outra emissora faz anos...
GRAÇAS A DEUS....