domingo, 21 de dezembro de 2008

Ruim com ela, pior sem ela



Todos que acompanham a mídia brasileira, em um momento ou outro, criticam a Globo. É quase uma constante do ser humano: achar os pontos negativos de um monopólio. E quando quem critica é um estudante do meio, parece que os erros tomam proporções ainda maiores. Sempre vai ser assim. Mas esta semana vivi o outro lado da questão.
Nunca vi com bons olhos o fato da Globo.com, empresa responsável pela gama de sites que levam a sua marca, de certa forma, exercer um domínio no universo online nos mesmos moldes que a TV Globo faz com a imagem televisa. Parecia-me exagerado, e que existia outras opções para se obter entretenimento, informação e tudo que a rede pode nos oferecer. No entanto, por causa de uma pane ainda não resolvida, nos últimos dias, quando acesso algum site que faz parte do “Sistema Globo.com” recebo como resposta o famoso “Esta página não pode ser exibida”. Minha mãe, por ter um e-mail cadastrado no portal, logo entrou em pânico. Tratei de acalmá-la, dizendo que devia ser um problema técnico e que logo seria resolvido. Passado um dia e meio o site retornou, saindo do ar logo em seguida. Após uns cinco dias sem solução escrevo esse texto. E confesso: como faz falta este conglomerado de sites. Não desqualificando as outras opções, mas a informação no G1, por exemplo, é muito mais agradável de ler. A comodidade de ligar a CBN no próprio computador também me atinge. Até as brilhantes tiradas de Antônio Tabet, do Kibeloco, influenciam nessa chamada crise de abstinência global. Realmente a Globo faz falta. Fico imaginando então se a TV Globo saísse do ar. Por isso, digo: critiquemos, com o perdão do clichê, mas sabendo que é ruim com ela, mas muito pior sem ela.

Eric Rocha

8 comentários:

Imprensa Marrom e Cia disse...

Vou ser bem sincera, aqui na roça não pega Globo. Realmente isso não fez a menor diferença na minha vida! Não sou hipócrita, confesso que às vezes até assisto a GLOBO NEWS, mas mais por causa da minha mãe. Para mim é tudo "grande produção" e "sistema globo de jornalismo" e etc. Não acho que seja ruim com ela e pior sem ela. Só acho que tem coisa melhor, mas o povo, infelizmente, tem o costume de ignorar os outros meios para focar e confiar plenamente na Globo.

Imprensa Marrom e Cia disse...

Eu que comenteeeei!Eu, Patty!!!!
hahahahhahahahaha
Vamos marcar um churrascão, Gaucheeete! Com o povo do blog, oq acha?!
Beeijo

Anônimo disse...

Acho que concordo com o Gaúcho. O jornalismo da Globo, por mais que possa ter seus "elogios" como manipulador, interesseiro e tal, os jornais da TV Globo são os melhores. Além disso, os canais Globosat como Multishow, GNT, SporTV, Canal Brasil, são excelentes, especialmente este último. E o monopólio que a Globo tende a exercer não me preocupa tanto já que hoje muitos têm a opção pelos canais a cabo. O único problema é que, principalmente as pessoas acima de 40 anos, mesmo possuindo vários canais de informação ainda se sentem atraídos pela programação da TV Globo. Quase uma escravização inconsciente.

Imprensa Marrom e Cia disse...

A Globo não me faz tanta falta (ou não fazia, até a minha mãe ficar doente, minah tia vir cuidar dela, viciá-la em A Favorita e de brinde me viciar junto...uahaua...mas a novela ja ja acaba e não pretendo assistir outra).
Não gosto do jornalismo da Globo, oq eu gosto é de Tomaladacá e Profissão Reporter (mas este último eu assisto raramente por causa do horário).
Pra mim a Globo erra o horario dos programas bons e coloca um monte de lixo no horário nobre.
Não entraria em crise se a Globo sumisse, mas tmb não sou mais tão sonhadora e extremista a ponto de querer que ela suma.
Os canais Globosat são bons sim, o Canal Brasil é ótimo e o SporTV tmb.
Enfim...com ou sem Globo, a minah vida continua.
Pena é a influência que ela tem sobre outras pessoas, pessoas que necessitam dela pra viver...é mtoo ruim isso.

Beijos,

Cá Reis

Imprensa Marrom e Cia disse...

Deixemos de ser ingênuos: a televisão brasileira só é conhecida no mundo pela Rede Globo.

É péssimo saber que a população saúda a emissora como um deus, que ela cria os hábitos do Brasil e tudo o mais.

Mas a Rede Globo é MUITO BOA! Eles não fariam isso se não fossem muito competentes.

Chegaram a esse status passando por cima de tudo e de todos, claro. Mas ela é fundamental sim para todos nós, principalmente no jornalismo.

A Globo mudou o padrão do "apresentador de jornal da voz bonita" para um jornalismo dinãmico e ousado.

A equipe de jornalismo da Globo é sem dúvida uma das melhores do mundo. Onde mais se encontra tantos repórteres bons como César Tralli, Sandra Passarinho, Caco Barcelos, Pedro Bial, Zeca Camargo...

O grande problema da Globo é fingir que o Brasil é o paraíso.

Mas que ela é fundamental, isso é!

Uma frase muito famosa diz que "A Globo fora do ar dá 20 pontos no ibope".

Gostem ou não, ela é a melhor.

Heitor Mário Freddo

Imprensa Marrom e Cia disse...

E depois de criticar a Caros Amigos e defender a Rede Globo, peço à Carina que por favor, respire fundo antes de responder para mim.

Hahaha

Lembre da nossa amizade

hahahaha

Beijos

Heitor

Imprensa Marrom e Cia disse...

uahauhau...

Você leu o meu comentário??...
Eu tmb não acho que a Globo deveria sair do ar, ou algo do tipo. Ela finge mta coisa, cria mta coisa e manipula mta coisa. Mas acho que o ser humano tem que ser capaz de distinguir oque é manipulação e mentira do que é realidade. Isso é dever do espectador globalizado, informado e atualizado.
Minah única preocupação é com camadas mais baixas. Nelas, as pessoas se atém a qualquer informação que lhe é depositada.

Mas não se preocupe, Heitor!! Não vou surtar. COmo disse, gosto de alguns programas da Globo, não morreria se ela parasse de ir ao ar, mas tmb não torço para que isso aconteça!!

Beijos,

Cá Reis

Pedro B. M. Serrano disse...

se ela, de maneira suja, através da história, não estabelecesse esse brutal monopólio, você não sentiria, com tanto pesar, essa abstinência que sente.


mas curti muito o que e como você escreveu!