quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Jornalismo chapa-branca


Uma historinha rápida ao colegas que, assim como eu, estudam para a apaixonante profissão de jornalista.
Em Jundiaí, a principal emissora de televisão é a TV Educativa que, como todas as suas coirmãs, fica subordinada a algum órgão governamental. A TV Cultura, por exemplo, é subordinada ao Governo do Estado de São Paulo e a TV Brasil, ao Governo Federal.
Com exceção da louvável e admirável TV Cultura, todas as demais nada mais são do que um veículo chapa branca, ou seja, um divulgador de boas notícias do patrão.
A TVE Jundiaí é controlada pela Prefeitura, recém assumida para um terceiro mandato (não consecutivo) de Miguel Haddad (PSDB). Nos 4 anos de “intervalo” de Haddad, a TVE, sob o comando do Prefeito Ary Fossen (PSDB) teve seus melhores anos: uma produção jornalística, preocupada com os fatos relevantes da cidade e não apenas com o noticiário oficial. O motivo: pela primeira vez em seus 10 anos de história a superintendência (também conhecida como “a pessoa que pauta a tv”) foi uma jornalista.
Por mais absurdo que pareça, nunca um jornalista comandou a equipe de jornalismo de nossa principal emissora de TV.
Mônica Gropello, uma das mais competentes jornalistas de Jundiaí, conseguiu dar uma vida decente à emissora. Mas, como o cargo é um excelente trampolim popular (e Mônica, como jornalista, não ocupou o cargo para aproveitá-lo), o prefeito Miguel Haddad tomou suas atitudes: trocou-a pelo engenheiro Ademir Pedro Victor.
O novo comandante do jornalismo da TVE migrou direto da Secretaria de Obras para pautar uma emissora de televisão. Ou seja, o bom trabalho conquistado foi ignorado pelo “novo” prefeito que preferia a televisão aos seus moldes: um zero a esquerda.
Portanto, meus caros, não basta ser competente e agradar seus telespectadores. Quem garante o emprego do jornalista, muitas vezes, é o puxa saquismo ao patrão. Mesmo que para isso precise tornar um engenheiro, que possivelmente conheça o jornalismo como um telespectador do Jornal Nacional no homem responsável por uma televisão.

Fotos - Mascote da TVE Jundiaí (esq) e o novo superintendente da emissora, o engenheiro de obras Ademir Pedro Victor: tradição em seres fora de seu habitat natural.


Heitor Mário Freddo

Um comentário:

Eric Rocha disse...

Que absurdo! Cada vez que vejo esse tipo negociação visando a promoção a política me dá um nojo, algo revoltante. É inacreditável a cara de pau de alguns políticos. É, Jundiaí vai sofrer agora...