sábado, 10 de janeiro de 2009

Sete anos sem a alegria do Garcia


Há 7 anos, 10 de janeiro de 2002, a arte circense perdeu uma peça importantíssima, o Circo Garcia fechou suas cortinas após acumular uma divida de 1 milhão de reais. O Garcia, considerado como melhor no país e quarto colocado no ranking mundial, nos deixou na saudade e aumentou ainda mais nossa carência cultural.
Criado em 1928 na cidade de Campinas, contava com atrações marcantes, casos dos palhaços Reco-Reco e Arrelia, ainda desenvolveu um papel de intercâmbio cultural no qual, com o nome de Circo Brasil, levou a cultura circense brasileira para 72 países e consagrou artistas pelo mundo todo. O Garcia mantinha a bandeira dos circos tradicionais, levando lonas, picadeiro redondo e animais, o que muito se perdeu hoje com a tecnologia.
A perda do Garcia nos revela o descaso pela cultura em dois aspectos, o primeiro do governo, inativo em projetos culturais eficazes e corrupto em todos os setores de ministérios, e o segundo da população brasileira que, apesar de seguir uma ordem mundial, parou de acompanhar os circos que perdem mais e mais público a cada dia.
É preciso incentivo cultural para os circos brasileiros se reestruturarem, voltarem a revelar talentos e criarem espaço internacional novamente, o encerramento das atividades do Garcia é um aviso daquilo tudo que podemos deixar de desenvolver dessa arte tão cultivada e apreciada anos atrás que, assim como o encerrar de uma seção, está se apagando. O grande problema é que desse jeito não teremos uma outra seção amanha.


Francisco Valle

2 comentários:

Imprensa Marrom e Cia disse...

Sou um apaixonado pela arte circense, mas cada vez mais ela está morrendo.

Para sobreviver, o circo brasileiro precisa seguir o modelo Cirque du Soleil. O espetáculo é lindo, mas não é propriamente um circo e sim um teatro com participações circenses.

Prefiro muito mais um palhaço levando tortas na cara, a mulher barbada e uma família de trapezistas.

Outro questão que diminuiu o interesse do público foi a proibição de animais.

Embora todos concordem que havia maus tratos, o povo adorava ver um leão levando chicotadas.

Heitor Mário Freddo

Imprensa Marrom e Cia disse...

O descaso do Governo não é apenas com o Circo.
Tudo que não envolve muito dinherio de volta é deixado de lado. O teatro, a dança, o canto.
Mas sim, o Circo sofre um pouquinho mais.
Acho que algumas pessoas não consideram o Circo como arte mesmo. Errado!! Pois circo é arte de todas as formas, engloba canto, dança, teatro, e muitas outras técnicas.
A arte circense é uma das mais completas e complexas. Só um bom "palhaço" para não enxergar.

Beijos,

Cá Reis

ps: to gostando de ver Fran, postando muito e ótimos textos.
=*