terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Bonner de Bem com Homers


Uma pesquisa realizada com mais de mil entrevistados, pela Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado ( APPM) e a Veja São Paulo mostrou que o jornal com a cara de São Paulo é a Folha de São Paulo, e a revista é a Veja. Até aí nenhuma surpresa, mas eis que surgem os jornalistas com a cara de São Paulo: José Simão, como jornalista de veiculo impresso, e William Bonner de TV.

William Bonner é editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, e como já foi mostrado em alguns documentários da Rede Globo, trabalha a beça, e ganha a beça também. Mas diferente do que aparenta, uma visita de professores da faculdade de jornalismo da USP ( na qual formou-se) em 2005, revela que Bonner não discute devidamente as pautas, não dá oportunidade aos jornalistas noticiarem fatos importantes, tudo porque "Os Homers não entenderão", como disse várias vezes para os professores. Os Homers que disse é uma alusão a Homer Simpson, personagem preguiçoso com raciocinio muito lento, comparando os telespectadores com o mesmo.

Bonner não comenta as noticias, apenas levanta as sobrancelhas em alguns casos, como já disse o membro do blog Heitor Mario Freddo. É impossível criticar a qualidade do Jornal Nacional, que serve de padrão para todos os outros telejornais, porém é complicado entender como alguém com essa imagem dos telespectadores é escolhido a cara de São Paulo, e outro jornalista com um humor muito bem informado, e altamente crítico, recebe as honras também.

Isso sem contar todas as histórias que sabemos que acontecem por trás do Jardim Botânico...

Fonte: Observatório da Imprensa 6/12/2005

Bruno Furlanetti

2 comentários:

Jaqueline Lima disse...

Pois é, infelizmente tive acesso as declarações de Bonner, comparando seus telespectadores ao personagem de Hommer Simpson. Inclusive uma matéria veiculada na grande revista Carta Capital, recebeu o título "De Bonner para Hommer"...
Infelizmente é essa a cara que representa nossa classe. Um homem inteligente sim, muito bem pago também, mas que não sabe nada de seu povo.

Imprensa Marrom e Cia disse...

Chega a ser falta de respeito com o telespectador...
:/

Beijoca

Cá Reis