domingo, 15 de março de 2009

YMCA e o Tiro no Pé

Uma das formas mais precisas, historicamente, para se conseguir uma manipulação é através da propaganda. Uma boa campanha publicitária pode conseguir muito mais do que o consumo, mas a imposição de opiniões, de costumes, de comportamento.
As propagandas de cigarro são um exemplo claro, sempre voltada a um público jovem, que se acostumou a ouvir em casa que cigarro é um veneno mas ainda assim entrou nesse vício.
Mas em pleno século da informação, as pessoas aprendem a analisarem melhor uma mensagem que lhes é passada, suas verdadeiras intenções, seus implícitos e interesses por trás de um simples vídeo de 30 segundos. O caso mais recente é prova disso.
Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) pediu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) a retirada do ar da campanha YMCA do salgadinho Doritos, da marca Elma Chips [foto acima e link para vídeo ao fim do artigo]. O vídeo usaria uma roupagem “bem humorada” para disseminar um preconceito ao homossexual.
A produção, lançada em tvs abertas e pagas no último dia 8, mostra um grupo de quatro amigos em um carro ouvindo a canção "YMCA", do grupo Village People (sucesso na comunidade gay, segundo a ABGLT), quando um deles começa a dançar a coreografia da música. Ao final, após todos manifestarem sua indignação por meio de caras de reprovação, um pacote de Doritos tampa o rosto do jovem e uma voz de fundo diz: "Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divida Doritos".
"A propaganda diz que a gente tem que se guardar. É ofensivo e mostra que a gente tem que se assumir cada vez mais. Não ficar enrustido para não prejudicar os amigos", disse Toni Reis, presidente da ABGLT, em entrevista à Folha de S. Paulo.
Ainda segundo Reis, o pacote tampando o rosto do rapaz teria como implícito a mensagem para que o jovem esconda sua homossexualidade quando estiver com os amigos”, ou seja, “não me incomode com sua bichisse”.
A PepsiCo, proprietária da marca Elma Chips, afirmou, por meio de nota, que "nunca aceitaria o risco de veicular qualquer mensagem discriminatória, muito menos ofensiva a qualquer público, e desrespeitar os homossexuais seria inaceitável tanto para a Pepsico quanto para sua agência de propaganda, a AlmapBBDO". Para a empresa, a campanha do salgadinho quer mostrar "como é gostoso consumir Doritos entre amigos".
O filme YMCA "mostra a dancinha de forma irreverente, como algo fora de moda e não faz nenhuma menção ao homossexualismo. É uma coreografia antiga, engraçada e ultrapassada. Daí o olhar de estranhamento dos amigos para o mico do menino", segundo a nota.
Ofensiva ou não, cada espectador poderá tirar suas conclusões – particularmente acredito que seja –, mas fica a lição aos publicitários: o povo não é mais tão manipulável por vocês e está de olho nos seus trabalhos.
O resultado? A comunidade gay já anunciou um boicote ao produto, mostrando a forma mais inteligente de protesto a uma marca. Por conta de uma campanha “engraçadinha” e irresponsável, a Elma Chips deu um verdadeiro “tiro no pé”.

PS: O vídeo está no YouTube. Clique no link para vê-lo.

Heitor Mário Freddo

3 comentários:

Anônimo disse...

Mais cedo ou mais tarde os consumidores iriam acordar para certas manipulações de alguns anúncios publicitários, fico feliz em saber que o povo está mais ciente de seus direitos e lutando por eles.

Anônimo disse...

Fui eu quem comentei [rodrigo] mas não apareceu o nome!!

haha

Anônimo disse...

Hahahaha

Um anônimo com a coragem de mostrar a cara!

Hahaha

Quand oeu vi "anônimo" já imaginei que ia vir besteira.

Hahaha

Mas é verdade. A informação chegou de tal maneira que não é preciso ser especialista para ter conhecimento sobre técnicas publicitárias, ou manipulação midiática em geral.

Abraços!