sábado, 11 de abril de 2009

A Culpa é do Tibúrcio?

Ser garoto propaganda é uma forma digna e lucrativa de um artista ou pessoa pública utilizar sua imagem, associando-a a alguma marca. Caso o produto seja bom e popular, poderá obter ainda outras vantagens. Mas quando ocorre o contrário, o barco furado pode não ter mais volta.
É o que acontece nesse momento com o jornalista Marcelo Tas. O apresentador do CQC, um dos mais respeitados homens de mídia da nossa geração, inovador, criativo, corajoso “empreendedor da internet”, agora é vítima do mal serviço da Telefônica.
Por conta de uma invasão de hackers, os serviços de Speedy da Telefônica estão comprometidos – quando não fora do ar – desde a última segunda feira, causando uma grande revolta nos usuários. E quem torna-se o Judas nessa confusão? Marcelo Tas, já que boa parte dos insatisfeitos é cliente da empresa graças à palavra do antigo Professor Tibúrcio.
O site da Folha relatou divulgou alguns dos comentários negativos diretos ao jornalista em seu Twitter (leia O miniblog), local onde divulga mensagens da operadora.
"Ei, Marcelo Tas, quando volta meu Speedy?", "E ainda há quem sucumba a fazer tweet pago pra Tele(a)fônica" e "A Telefonica anda merecendo um 'Proteste Já' [quadro do "CQC"]. Mas algo me diz que o Marcelo Tas não vai fazer."
O caso parece bastante quando um ator interpreta um super vilão na novela das oito e não consegue mais sair de casa por conta de ameaças de alienados telespectadores. Isso porque o consumidor brasileiro confunde pessoa com produto, pensa que a culpa é de Marcelo Tas ou que ele tem algum poder para resolver o problema. Assim como muitos crêem que a Xuxa usa Hidratante Monange.
Quem iniciou a associação de sua imagem com o mau serviço da Telefônica, acreditem, foi o jornal americano "The Wall Street Journal". Em entrevista à Folha Online, Tas disse “não ser porta voz da Telefônica, nem da Pepsi, nem da Skol, de nenhum dos patrocinadores”, não quis responder qual provedor de internet utiliza e, questionado se as críticas o fariam rescindir o contrato com a Telefônica, desligou o telefone.
Por si só, uma crítica vinda do Twitter já não merece o menor crédito. Esperamos que a imagem positiva de um ídolo das novas safras de jornalistas não fique manchada por pura ignorância de uma parte do público.


Fotos - Acima a página de pulicidade do XTreme, um Combo de Telefone, Internet e TV a cabo cujo garoto propaganda é Marcelo Tas. Abaixo, protestos de usuários do Speedy contra o jornalista. É como bater em um ator por fazer um vilão na novela das oito. Clique na montagem para vê-la ampliada.


Heitor Mário Freddo

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