sexta-feira, 8 de maio de 2009

B de Brasileirão

Por muito tempo ele foi chamado de Brasileirinho, a segunda divisão, o segundo escalão do futebol nacional. Mas hoje, o torneio é orgulhosamente chamado de Campeonato Brasileiro da Série B. Pode parecer uma bobagens já que ele continua sem ser a elite, mas hoje esse Brasileirão é equilibrado, emocionante, interessante, apaixonante e mais, todos os anos é freqüentado por pelo menos uma grande equipe do país.
Hoje começa mais uma vez a competição que, para cada participante, tem um gosto diferente: para o Vasco da Gama, o calvário, o inferno e a obrigação de atropelar todos os adversários. Bahia, Portuguesa, São Caetano são clubes que já tiveram espaço cativo na elite mas há algum tempo não conseguem se livrar do peso de serem clubes da segunda divisão – e com exceção da Lusa, os outros não despontam como favoritos ao regresso.
Já Paraná, Juventude, Fortaleza, Ponte Preta, Ceará, Vila Nova, Figueirense, Bragantino, Brasiliense e Vila Nova estão em casa: com todo respeito às suas histórias, são equipes do “segundo escalão” do futebol brasileiro e que hora ou outra conseguem emplacar boas equipes.
Outros estão num verdadeiro paraíso. Atlético-GO, América-RN, ABC, Campinense, Duque de Caxias e Ipatinga sentem-se num verdadeiro palácio disputando a Série B.
Por fim, o Guarani, que tem tradição de Série A, foi cativo na elite mas que hoje não mereceria estar na segundona.
2009 deve seguir a tendência do ano passado: a grande equipe, mesmo com um time sem estrelas, forma um time competitivo a ponto de liderar de ponta a ponta sem sustos. Atrás, igualdade de condições e equipes que há alguns anos nem sonhariam em disputar a primeira divisão – Barueri, Avaí e Santo André.
Das equipes paulistas, a Portuguesa é a que entra com alguns pontos a frente. Dona de uma campanha muito boa no Paulistão – só perdeu a vaga às semi finais na última rodada para o Santos –, o time de Paulo Bonamigo manteve uma base competitiva destacando-se o ataque com Edno e Cristian.
Meus palpites: Vasco da Gama campeão; Portuguesa, Atlético-GO (olho nesse time que há algum tempo monta equipes competitivas) e Brasiliense conquistam o acesso; Guarani, América-RN, Campinense e Duque de Caxias rebaixados.

Primeira Rodada

Hoje – 21 horas

Bragantino x São Caetano
Campinense x Duque de Caxias
Ponte Preta x ABC
Figueirense x Ipatinga

Amanhã
16h10min
Vila Nova x Portuguesa
Bahia x Paraná
Vasco x Brasiliense
Juventude x Ceará
Fortaleza x Guarani

21h00
América-RN x Atlético-GO

Heitor Mário Freddo

Nenhum comentário: