terça-feira, 30 de junho de 2009

Geração Tween





Texto feito pelo meu primo, bacana de postar:




"Hoje a Paula me disse que quanto mais velhos ficamos, ficamos também mais sumidos.
E que isso é muito triste, eu penso que isso é uma verdade. É engraçado que a gente pensa que só sentimos isso individualmente, mas todo mundo envelhece junto, envelhecer é uma palavra meio pesada, mas os anos vão passando mesmo e cada fase tem um peso de responsabilidade e realizações de cada um, a maioria dos meus amigos está longe mesmo que perto, estão longe, realizando seus desejos profissionais, acumulando experiências com viagens, enfim, estão se descobrindo.
Um dos meus maiores amigos do colégio hoje está mais perto num contexto geográfico da palavra mas nos distanciamos de uma forma incrível.
São momentos diferentes, e essa é uma verdade, envelhecer é uma palavra pesada porque na minha opinião, envelhecer é tornar-se obsoleto, ficar velho, ultrapassado, descartável, perder a utilidade para um sistema dominante. Esse ano completo meus 25 anos e já não sou mais o público alvo que consome mais, dai, sou descartável.
Disse isso, dei meu ponto de vista e ela me chamou de pessimista.
Eu concordo em partes, mas acho que deva ser mais realista que pessimista de fato.
De um certo ponto de vista, e o ponto de vista ao qual me refiro é o do consumo. Porque hoje a geração que mais consome é a geração "tween".
Esse termo abrange uma geração que se encontra numa fase entre a infância e a adolescência (between). Nesse ponto a Paula me disse que todo mundo fala mal do consumismo mas consome, e eu, para dar meu ponto nessa discussão, sou obrigado a dizer que, já aceitei o capitalismo e sei que antes de eu morrer, pelo que humildemente imagino, ele continuará sendo o sistema dominante, mas, voltando a falar da geração "Tween": Numa definição muito pessoal, são esses egoistinhas que chamamos de futuro da nação que lotam o shopping iguatemi às sextas de noite, fazendo barulho e querendo ser notados. Não são adultos nem crianças, mas se vestem como se fossem, portam-se como a irmã mais velha ou irmão.
São a geração que mais consome, entretenimento, roupas, estilo de vida, Ipods, mesmo sem nem saber o que é a vida ainda, mas já têm seu "lifestyle".
Hoje tudo é voltado para a geração tween, estamos criando mini-monstros que ao se tornarem pessoas que não são mais o foco central do sistema vigente talvez se vejam perdidas.
Hoje, essa geração é o público alvo da malhação, de livros da série crepúsculo. Hanna Montana, Jonas Brothers entre tantos outros meios de extrair o dinheiro de pais desesperados.
E eu com 24 anos, sou carta fora do baralho do consumismo massificado, mas já sou público alvo de outras coisas.
Então, de certa forma sou um velho, e como um produto industrializado, tenho minha obsolescência programada.
E a Paula, disse que eu estava certo, e saiu no meio da conversa. Acho que além de velho estou ficando chato."




Postado por: Bruno Luporini Chiarotti


Texto escrito por: Thiago Luporini

Nenhum comentário: