
Um dossiê está sendo elaborado pedindo que os torneios nacionais de futebol realizados antes de 1971 – ano da criação do Campeonato “Oficial” – sejam considerados títulos de Campeão Brasileiro. Com isso, os vencedores da Taça Brasil (de 1959 a 1968) e Taça de Prata (de 1967 a 1970), o famoso Torneio Roberto Gomes Pedrosa, seriam reconhecidos como sempre foram, mas poderiam contar em seu currículo com o carimbo oficial.
A iniciativa partiu dos maiores interessados, ou seja, os campeões desses anos: Palmeiras, Santos, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Bahia. Mas todos os clubes deveriam participar do movimento.
O Campeonato Nacional não começou em 1971, não foi criado pela CBF (antiga CBD) nem apaga conquistas anteriores, só quem não percebe ainda é a nossa entidade máxima.
O reconhecimento, além de promover justiça, é uma homenagem àqueles que tanto fizeram pelos grandes clubes do país. Por exemplo, a máquina santista de Pelé, Coutinho, Pepe e companhia nunca ergueram um título nacional? O Cruzeiro de Tostão que parou essa seleção santista em 1966 não merece essa estrelinha?
Enquanto essas conquistas são renegadas, os torneios da década de 1970 são ostentados como grandes conquistas, mas vale lembrar que os Campeonatos Brasileiros eram um mero produto de propaganda do Governo Militar brasileiro, com o slogan que caiu na boca do povo: onde a Arena vai mal, um time no Nacional. Resultado: campeonatos com 96 equipes, incluindo 5 equipes do Acre, Roraima e outras palhaçadas políticas.
Isso sem contar a Copa União, com dois campeões de 1987 e a Copa João Havelange de 2000, uma vergonha literalmente do começo ao fim.
O veto da CBF será a maior incoerência e desrespeito da CBF. Mas em se tratando de Ricardo Teixeira, não é de se duvidar.
PS: A nova composição de títulos nacionais caso a CBF oficialize a Taça Brasil e a Taça de Prata (Robertão):
Palmeiras: 8 títulos
Santos: 8 títulos
São Paulo: 6 títulos
Flamengo: 5 títulos (incluindo a Copa União de 1987)
Corinthians: 4 títulos
Vasco: 4 títulos
Internacional: 3 títulos
Bahia: 2 títulos
Botafogo: 2 títulos
Cruzeiro: 2 títulos
Fluminense: 2 títulos
Grêmio: 2 títulos
Atlético-MG: 1 título
Atlético-PR: 1 título
Coritiba: 1 título
Guarani: 1 título
Sport: 1 título
Foto – destaques das equipes Paulistas e Cariocas no Robertão de 1968. Reconhecimento também em respeito a esses ídolos eternos.
Heitor Mário Freddo
Um comentário:
O Vasco tem amis titulos que o Cruzeiro.
É pra entrar em depressão.
Brincando!!!
Beijos
Postar um comentário