
O antigo grupo combativo, reivindicador, que reclamava em portas de fábricas e apontava o dedo na cara da elite brasileira, simplesmente, está seguindo exatamente o mesmo modelo. A começar pela publicidade.
Em nenhum momento o vídeo de longuíssimos 10 minutos abordou as perdas de emprego em tempos de crise, a inoperância das centrais sindicais e os escândalos de corrupção em vários governos. Embora explorasse a frase “onde tem socialismo tem coisa boa”, nenhuma proposta para isso foi feita, sendo um grande espaço de defesa ao Governo Lula.
O circo já começa com a apresentação: o cantor e vereador paulistano (isso é verdade) Netinho de Paula, ex Negritude Jr. comandou o programa no melhor estilo Gugu Liberato, anunciando líderes do PC do B como se anunciasse o quadro “A Princesa e o Plebeu”.
O primeiro a falar foi o ministro dos Esportes Orlando Silva, que depois de endeusar o PAN do Rio de Janeiro prometeu com todas as palavras: “faremos a melhor Copa do Mundo de todos os tempos em 2014”. Além de sonhador, o ministro esqueceu de citar os números dos gastos dos jogos, os processos de suspeita de superfaturamento tanto dos petistas quanto da oposição representada pelo ex prefeito carioca César maia (DEM).
Mais tarde veio Wagner Gomes, eterno candidato a tudo dentro da legenda 65 que foi encarregado em falar das saídas da crise. Lembram do personagem Rolando Lero da Escolinha do Professor Raimundo, aquele que fingia conhecer o tema e enrolava o tempo todo? Pois é, deve ter servido de inspiração.
Ao todo foram oito os representantes do PC do B que discursaram, todos mediados no melhor estilo pagodeiro de Netinho, e sempre carregado de uma produção minuciosa, uma propaganda bonita e, consequentemente, bastante cara: o Ministro dos Esportes Orlando Silva, Renato Rabelo, Presidente do Partido, Evaldo Nascimento, prefeito de Aracaju (SE), Renildo Calheiros, prefeito de Olinda (PE) ex deputado federal e irmão do Senador Renan Calheiros, um dos maiores articuladores da campanha “Força Renan” durante seus escândalos e que teve sua imagem vinculada ontem à honestidade absoluta, o Deputado Federal pela Bahia Daniel Almeida, Márcio Pochman, economista e professor da Unicamp e Lúcia Stumpf, presidente da UNE que fez elogios ao Governo Lula com tanta vontade que dava até medo. Sim, a sempre combativa União Nacional dos Estudantes está totalmente satisfeita com o ensino brasileiro, pelo menos foi o que demonstrou sua presidente.
O papel do PC d oB é fundamental para o Governo Lula: ser sempre o fiel da balança, juntamente com o PT, sempre dizendo amém aos atos do Governo. Tudo isso, segundo o PC do B, em nome da renovação do partido. Mas para quem queria acabar com a burguesia, o poder parece ter mudado bastante as ideologias.
Heitor Mário Freddo
Nenhum comentário:
Postar um comentário