Essa notícia sobre Ronaldo a Globo não faz muita questão de divulgar.Depois de causar todo o impacto, tanto nos torcedores – felizes corinthianos e rivais com dor de cotovelo – quanto na mídia, a “emissora oficial do Fenômeno”, responsável por grande parte desse frisson levou hoje um golpe inesperado.
O maior artilheiro em Copas do Mundo é o novo garoto propaganda do SBT. A emissora de Silvio Santos nunca ameaçou a liderança da Rede Globo, nem sequer almejou sair de seu segundo lugar – hoje disputado ponto a ponto com a Record, cujas pretensões explícitas são de desbancar a “poderosa”. Mas a simples presença de um concorrente em uma de suas maiores “galinhas dos ovos de ouro” já é mais que suficiente para incomodar.
Ronaldo vai gravar duas propagandas institucionais que serão veiculadas pelo SBT em todo o Brasil. Nas chamadas televisivas, ele vai interagir com apresentadores da emissora.
A campanha vai associar a imagem da emissora à capacidade de "dar a volta por cima" do atleta. A intenção é mostrar a força conseguida com novas atrações que estão sendo – ou serão – sucessos no Ibope, como o Programa do Ratinho, o semanário do cantor e vereador Netinho e a novidade, o "Esquadrão da Moda".
Essa já é a segunda parceira entre o Grupo Silvio Santos e Ronaldo. Três empresas do “Homem do BAÚ” patrocinam espaços na camisa do clube. Estes fazem parte de um acordo em que 80% da quantia fica com o Fenômeno.
Fica a dúvida agora de como será o comportamento da Globo. A emissora tinha, informalmente, uma espécie de contrato de exclusividade. Seja como comentarista no primeiro jogo da temporada – o amistoso com o Estudiantes no Pacaembu – seja em entrevistas exclusivas no Globo Esporte. Mais que isso: nas saídas de campo, apenas o microfone com o famoso logotipo – e normalmente empunhado por Mauro Naves – conseguiam pará-lo para entrevistas.
E agora? Haverá um boicote por conta da associação da imagem do craque com a concorrente? Qual será a estratégia para fugir disso? O patrocínio de camisa já foi maquiado: um sistema de câmera que desfoca aquilo que não for o rosto do jogador.
E a Record, deverá voltar ao seu terceiro lugar com essa genial estratégia?
As transmissões de futebol na Globo hoje são absolutamente pautadas por Ronaldo: Fenômeno em campo, prioridade de transmissão para o jogo do Corinthians. O time sem ele disputa espaço com São Paulo, Palmeiras e eventualmente o Santos. Isso será mantido ou a Globo o colocará na “geladeira”?
A emissora faz também uma forte campanha para sua volta a seleção brasileira. Mas agora...
O normal é que aconteça o mesmo que vimos na Copa João Havelange de 2000. Numa estratégia para atingir a emissora, o então Presidente do Vasco, Eurico Miranda – que estava insatisfeito com as críticas freqüentes à sua administração – estampou de graça na camisa cruzmaltina o logotipo da concorrente na partida decisiva do Campeonato contra o São Caetano, aparecendo durante quase duas horas na Globo, pega de surpresa.
Resultado: boicote ao clube, sem a cobertura de treinos, com uma redução intensa do clube na grade de transmissão.
Azar do torcedor.
Mais do que nunca, Sílvio Santos canta: Doutor, eu não me engano. Meu coração é corinthiano.
Heitor Mário Freddo
Um comentário:
hahahha mto bom!
Postar um comentário