Existem situações que tornam-se verdadeiros folclores dentro da política brasileira. Mas essa história realmente parece piada.Uma obra rodoviária do Governo Federal ficou parada durante sete meses por conta de uma perereca. Exatamente, uma perereca – no sentido literal, claro.
A construção em questão é parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Trata-se de um viaduto no Rio Grande do Sul, ligando a BR-101. Ela será responsável por um fluxo intenso da Argentina para o Brasil e do Brasil para a Argentina.
O túnel tem mais de um quilômetro de extensão e, em um de seus trechos, foi encontrada uma perereca. Ambientalistas locais exigiram que fosse feito um estudo detalhado para descobrir-se se aquele animal era uma espécie em extinção. Se fosse confirmado, a área entraria num estágio de proteção ambiental.
Uma grande equipe formou-se para, literalmente, caçar perereca no local. Sete meses depois de “pular brejo” descobriu-se que aquele ser era um bichinho comum, mais uma das tantas que aparecem até em nossas casas, grudadas em azulejos de nossos banheiros e nos jardins de nossas casas.
Obviamente toda obra de impacto deve ser acompanhada de perto por ecologistas, mas existem exageros absurdos e intoleráveis. Curiosamente, a pressão sobre as obras federais são extremamente intensas, enquanto obras de governos tucanos quase sempre passam por vistas grossas – vide a Serra do Japi em Jundiaí.
Sete meses de atraso significa um gasto imenso para manter aquilo que já está pronto de pé, estoque de material e mão de obra parada.
Vejam o estrago que uma perereca pode fazer...
Heitor Mário Freddo
2 comentários:
minha nossa.
esta ai, mais um dos milhares de exemplos que no Brasil ja viraram rotina: Coisas nunca antes imaginadas e extremamente absurdas são motivos para paralisar obras, desviar dinheiro publico, eixar presos dormir no corredor da cadeia com o trato verbal de não fuga. enfim.
um queijo e um abraço.
Hahahahah!
Uma notícia dessa é digna de várias piadas no Kibe Loco!
Só no Brasil mesmo...
Postar um comentário