sábado, 9 de maio de 2009

X-Men Origens: Wolverine

Os fãs de Wolverine cobravam um personagem mais próximo do original dos quadrinhos. Embora Hugh Jackman (estrela de Austrália e apresentador do Oscar 2009) tenha sido elogiado em todas as críticas aos três filmes da franquia X Men, a estrela do grupo era muito pouco explorada, além de ser extremamente dócil, o que não condiz muito com o currículo daquele que viveu anos nos matos como um animal selvagem.
X Men Origens: Wolverine é a tentativa de reconciliação. Embora o conflito psicológico conduza boa parte do enredo, é o corpo de Logan e sua força física que fazem a história em si.
A história começa com a descoberta do garoto de seu poder mutante. Já em seguida, a fase adulta em uma das guerras em que participou (nos quadrinhos, Wolverine participou de dois confrontos: a Guerra Civil Americana e a Segunda Guerra Mundial, ao lado do Capitão América). Sempre junto de seu irmão, cujo apelido vão foi citado no filme, mas é conhecido nos quadrinhos como Dente de Sabre.
Sua mutação são dois fatores: o poder de regeneração – que faz sua vida se esticar quase um século sem mudanças de aparência – e garras que saem de suas mãos, numa extensão de seus ossos.
Logan entra para um time só de mutantes, comandado por William Stryker, com fins militares – mais tarde explicitados. Mas já nas primeiras missões, ele percebe não fazer parte daqueles comportamentos selvagens.
Nosso herói até tenta levar uma vida normal ao lado de sua esposa, conhecida nas histórias como Raposa Prateada. Sem contar algo que estrague a história, Logan é envolvido mais tarde no Projeto Arma X para destruir Dente de Sabre, seu inimigo mais temido, já que ambos têm mutações semelhantes e forças quase idênticas.
Ninguém espera uma história “possível de ser real”, mas quem gosta de filmes próximos a isso irá reclamar das cenas de ação, taxando-as de “grande marmelada”. Já aqueles que esperam ver seu velho personagem dos vídeo games, com seu uniforme tradicional amarelo e azul, ainda não serão atendidos dessa vez.
E quem assistiu apenas aos três filmes e ficou, ao fim da série, com pulgas mutantes atrás da orelha, muitas respostas são respondidas – por que Logan/Wolverine não tem memória, porque a escolha do seu apelido, de onde ele e Ciclope se conheciam, como Prof. Xavier descobriu essa equipe.
Sucesso de bilheteria indiscutível, acredito que dessa vez aqueles fãs mais exigentes também aprovarão essa versão.

Heitor Mário Freddo

Nenhum comentário: